Foto: XPeng
Guangzhou, China – O gigante chinês de veículos elétricos (VEs) e tecnologia, XPeng, chocou o mundo da robótica e da mobilidade em seu recente AI Day em Guangzhou, ao revelar a segunda geração de seu robô humanóide, o IRON, e delinear planos ambiciosos para robotáxis e carros voadores até 2026. A empresa sinaliza uma mudança estratégica para a "IA Física" (Physical AI), unindo seus avanços em direção autônoma com a robótica.
O Robô Humanóide IRON: Extremo antropomorfismo e potência
A grande estrela do evento foi o Next-Gen IRON, que a XPeng descreve como um marco em "extremo antropomorfismo". O design da máquina vai além da funcionalidade, buscando uma aparência e movimento notavelmente humanos:
Design biônico avançado: O IRON possui uma coluna vertebral humanóide, músculos biônicos e uma pele flexível com cobertura total que, segundo a empresa, pode ser personalizada para diferentes tipos de corpo.
Destreza e movimento: Com 82 graus de liberdade em todo o corpo e impressionantes 22 graus de liberdade nas mãos, o robô demonstrou movimentos fluídos, semelhantes aos de uma passarela, levantando suspeitas online de que um humano estivesse escondido por dentro (alegações negadas pela empresa com vídeos de demonstração).
Cérebro de IA de alto desempenho: No seu núcleo, o IRON é equipado com três chips Turing AI desenvolvidos internamente pela XPeng, entregando uma capacidade de computação de 2.250 TOPS (Trilhões de Operações por Segundo). Este poder é impulsionado pelo modelo de fundação de mundo físico da empresa, o VLA 2.0 (Visão-Linguagem-Ação), permitindo percepção, conversação e ação em tempo real.
Bateria de estado sólido: O robô é o primeiro humanóide do setor a utilizar uma bateria de estado sólido, garantindo um design mais leve, maior densidade de energia e segurança aprimorada.
Comercialização em 2026: A XPeng planeja iniciar a produção em massa do IRON até o final de 2026, visando inicialmente cenários de serviço comercial, como guias de turismo, assistentes de compras e recepção, antes de uma possível aplicação doméstica.
Nota de segurança e ética: A XPeng enfatizou a inclusão de uma "Quarta Lei da Robótica" no design do IRON, focada na segurança e privacidade, garantindo que os dados privados dos usuários nunca saiam do dispositivo.
De VEs a Robotáxis: A revolução da mobilidade
A XPeng também reafirmou seu compromisso em levar a tecnologia de direção autônoma de nível L4 à comercialização, com a promessa de:
Robotáxis em 2026: A empresa planeja lançar três modelos de robotáxis em 2026, com condução autônoma de Nível 4 e redundância de hardware duplo.
IA de bordo líder: Estes robotáxis utilizarão a pilha de IA de desenvolvimento próprio da XPeng, equipados com quatro chips Turing AI, alcançando um poder de computação de bordo de até 3.000 TOPS.
O futuro é aéreo: O carro voador híbrido A868
Reforçando sua estratégia de mobilidade expandida, a subsidiária XPeng Aeroht anunciou o desenvolvimento avançado do A868, seu carro voador híbrido (eVTOL):
Design e capacidade: O A868 é um veículo de seis lugares que utiliza um sistema híbrido de nível aeroespacial, prometendo um alcance de 500 km e uma velocidade máxima de cruzeiro de 360 km/h.
Fase de teste de voo: O projeto está entrando em sua fase crítica de verificação de voo.
Analistas de mercado observam que a XPeng está em uma corrida acirrada de inovação contra gigantes globais e concorrentes chineses. A meta de produção em massa do IRON até o final de 2026 coloca a empresa no mesmo cronograma de rivais como a Tesla com seu robô Optimus, e a 1X Technologies (Neo). No mercado chinês, a competição é igualmente intensa, com empresas como Huawei e NIO também fazendo grandes apostas em IA e robótica.
Os anúncios da XPeng no AI Day solidificam a visão da empresa: não se trata apenas de construir veículos, mas de desenvolver um ecossistema completo de "IA Física" que integra condução autônoma, robótica e mobilidade aérea em um único quadro tecnológico.


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