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Brinquedo para poucos mortais tem custo altíssimo só para a troca de óleo. Quer saber mais?

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Ter um Bugatti já não é fácil, mas a manutenção é pior ainda: trocar o óleo custa o mesmo que um carro novo, o famoso "difícil é manter" só que em valores praticamente surreais.

Bugatti Chiron (Imagem: james Lipman)

O alto preço da exclusividade

Esses carros possuem um motor W16, um motor de 16 cilindros em configuração W, capaz de entregar até 1.500 cavalos de potência no caso do Chiron. Para manter esse desempenho incomparável, o óleo deve ser de pureza e qualidade excepcionais, lubrificando não apenas o motor, mas também os quatro turbocompressores com os quais ele está equipado. O acesso ao motor é tão delicado que a remoção de peças envolve um alto risco devido à carroceria de fibra de carbono, uma estrutura extremamente forte, mas também muito delicada. Portanto, cada visita à oficina requer técnicos especializados e equipamentos de precisão.

A manutenção básica anual também supera as expectativas. A conta média pode chegar a US$ 11.500 (R$ 64 mil), valor que reflete a exclusividade de cada componente e o cuidado que este veículo exige, e que pode chegar a US$ 34 mil (R$ 190 mil) se estiver fora da garantia. Não é incomum que peças sejam únicas e tenham preços exorbitantes. Os pneus, projetados para velocidades extremas, devem ser trocados aproximadamente a cada 4.000 quilômetros e podem custar mais de US$ 42 mil (R$ 233 mil) por um conjunto completo. Isso adiciona outra camada de despesa que impede até mesmo o amador médio de ter a possibilidade real de manter esta máquina em ótimas condições.

Bugatti Chiron do Brasil - Imagens

O consumo de combustível é outro fator que impacta o bolso. O Veyron tem uma média de apenas quatro quilômetros por litro, enquanto o Chiron oferece uma eficiência semelhante de 3,8 quilômetros por litro. Com um tanque de 100 litros, qualquer um desses carros pode consumir a reserva em cerca de 12 minutos se conduzido à velocidade máxima de 420 km/h. Isso se traduz em um gasto constante que acompanha cada aceleração, em um ritual em que o dinheiro desaparece como a fumaça deixada pela poderosa fera enquanto ruge pela estrada.

Quanto ao preço de compra, um Bugatti Veyron custa cerca de US$ 1,7 milhão (R$ 9,5 milhões), enquanto um Chiron pode ultrapassar US$ 3 milhões (R$ 16,6 milhões). Esses valores não refletem apenas um nível impressionante de engenharia e luxo, mas também a exclusividade e o status que conferem aos seus proprietários. Possuir um é como pertencer a um clube onde velocidade e opulência são os principais requisitos.

Bugatti Chiron do Brasil - Imagens

Adquirir um Bugatti é fácil para quem tem condições. Manter um, no entanto, exige um compromisso financeiro, um trabalho de cuidar bem e uma paixão que poucos conseguem sustentar. Cada centavo investido em manutenção não só garante um desempenho ideal, como também perpetua a lenda dessas máquinas que não só rodam rápido, mas também representam o ápice da excelência automotiva. Para os entusiastas, um Bugatti é mais do que um carro: é um compromisso com a velocidade e a perfeição, um pacto pago com muito dinheiro, mas apreciado a cada quilômetro rodado.

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