Anúncio

Anúncio

Moto futurista da Yamaha reconhece dono, anda sozinha e recebe prêmio

Marcadores:
Conceito MOTOROiD2 recebeu o reconhecimento do Red Dot Award, importante premiação internacional de design.

Foto de: Yamaha

A Yamaha anunciou que o modelo conceitual MOTOROiD2 foi vencedor do Red Dot Award: Design Concept 2025. É a quinta vez que a empresa recebe o prêmio nesta categoria, depois do &Y01 (Andy 01) em 2017, do MOTOROiD original em 2018, do YNF-01 em 2019 e do e-plegona em 2024.

Exposto pela primeira vez em 2023, o conceito MOTOROiD2 foi desenvolvido para representar uma nova relação entre o piloto e a máquina, com foco em respostas bidirecionais e comunicação não verbal. O modelo apresenta uma estrutura semitransparente e orgânica, com destaque para o dispositivo háptico “LEAF” no centro do chassi, que transmite estímulos visuais e táteis para o piloto. O conceito visa representar uma conexão contínua e sensorial entre piloto e moto.

Fonte: Yamaha

A Yamaha MOTOROiD2 possui um sistema de equilíbrio de alta precisão guiado por inteligência artificial e com tecnologia autônoma que lhe permite ter consciência da sua posição e ajustar o centro de gravidade para se inclinar e poder levantar-se do suporte e fique em pé.

Ele também pode reconhecer seu condutor, assim como ir ao seu encontro e reagir com base em suas ações. O sistema foi batizado de AMCES, “Active Mass Center Control System”, que estabiliza a motocicleta através do uso de eletrônica e é uma tecnologia exclusiva da Yamaha.

O sistema funciona utilizando elementos da própria moto, incluindo bateria, braço oscilante e roda traseira. Todos eles podem girar em torno do eixo AMCES que passa pelo centro do veículo para controlar seu centro de gravidade. Tudo isso é atingido graças ao "chassi", que está mais para um tubo diagonal no centro da moto. Isso permite as porções superior e inferior da moto girarem independentemente uma da outra.

Yamaha MOTOROID2 recbe prêmio Red Dot
Foto: de Yamaha


A bateria da MOTOROiD 2 se move para a direita ou para a esquerda, atuando como contrapeso, o que permite manter o equilíbrio, bem como a estrutura interna, tudo através do controle eletrônico gerenciado pela inteligência artificial de reconhecimento de imagem e dos dados da unidade de medição inercial (IMU), para outros dados do veículo. A IMU detecta o ângulo de inclinação e inclui um sensor giroscópico que detecta a rotação do eixo e outro sensor de aceleração que percebe a velocidade em cada direção. Do mesmo modo, ela envia dados para a unidade de controle.

A moto conceito da Yamaha ainda usa inteligência artificial para rodar um sistema de reconhecimento facial que permite que a motocicleta responda apenas ao seu dono. Além disso, a MOTOROiD 2 é capaz de reconhecer gestos, o que possibilita responder também aos movimentos das mãos para iniciar ou parar o movimento.

A Yamaha MOTOROid nasceu como um conceito apenas e dificilmente a veremos como uma moto de produção nas ruas. No entanto, a marca ainda pode aproveitar parte das linhas e algumas de suas soluções de tecnologia para os modelos vendidos em larga escala. O visual, ao menos, já está sendo premiado.

A TV WEB NA SUA MÃO!

Comentários

Anúncio