Anúncio

Algemada? Deputados do PL compartilham fake news sobre a filha de Barroso

Marcadores:
Parlamentares do PL de Bolsonaro publicaram nas redes sociais vídeo com fake news sobre a filha do atual presidente do STF, Luís Roberto Barroso, sendo algemada e presa nos EUA.

Foto: Reprodução

Ao menos dois deputados do PL de Jair Bolsonaro compartilharam nas redes sociais fake news sobre a filha do atual presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso. Nas redes sociais, Mario Frias (PL-RJ) e Cabo Gilberto Silva (PL-PB) publicaram um vídeo de uma mulher embarcando escoltada em um aeroporto dos Estados Unidos.

O vídeo é acompanhado da legenda “Sob escolta, filha de Barroso deixa os Estados Unidos”, a qual dá a entender que a mulher do vídeo seria a filha do atual presidente do Supremo. O atual presidente da Corte tem dois filhos: Luna e Bernardo. Segundo a assessoria do ministro, a postagem é falsa, uma vez que a Luna está em Brasília.

A assessoria de Barroso ressaltou que a filha do ministro está com bebê pequeno e que, na quarta-feira (29/7), deu uma palestra na Universidade de Brasília (UnB).

A coluna procurou Mario Frias e Cabo Gilberto, mas os dois não responderam. O espaço segue aberto para eventuais manifestações dos dois deputados bolsonaristas.
Circula nas redes sociais um vídeo que supostamente mostra Luna van Brussel Barroso, filha do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, sendo escoltada por policiais em um aeroporto dos Estados Unidos. É #FAKE.

Entenda o caso:

Publicado nesta quarta-feira (30), o material foi compartilhado pelo deputado estadual Bruno Zambelli (PL-SP) em suas redes sociais. O vídeo passou a circular em posts do TikTok, Instagram, Facebook e X.
Sobreposta às imagens, uma legenda diz: "Perdeu! Com escolta, filha de Barroso deixa os EUA".
A gravação exibe uma mulher em um saguão de um aeroporto. Na cena, há um grupo de policiais aguardando no local enquanto ela é atendida por funcionários no balcão.

Desde 19 de julho, diversas publicações enganosas sobre uma suposta deportação de Luna começaram a viralizar na internet. Na data, os EUA suspenderam os vistos de oito ministros do STF, incluindo Barroso. A decisão também afeta familiares próximos dos magistrados.

Por que isso é mentiroso?

O Fato ou Fake consultou a assessoria de imprensa do STF, que desmentiu a alegação e respondeu: "É falsa a informação que circula em blogs e redes sociais sobre a filha do ministro presidente do STF, Luís Roberto Barroso. Não é a filha do ministro no vídeo. Também é mentira que ela será deportada. A única filha de Barroso mora no Brasil".

Luna estudou nos Estados Unidos entre 2022 e 2023, mas atualmente faz doutorado na Universidade de São Paulo (USP) e trabalha no escritório formado por antigos sócios de Barroso.

Uma comparação de imagens das duas mostra que não é a mesma pessoa (veja abaixo). O formato do queixo de Luna é diferente, além de sua testa ser mais comprida do que a da mulher do vídeo.

O Fato ou Fake entrou em contato por e-mail e telefone com o gabinete do deputado Bruno Zambelli, pedindo informações sobre o contexto da gravação, mas não obteve uma resposta até a última atualização desta reportagem.

Neste mês, o Fato ou Fake também verificou outros dois conteúdos falsos relacionados à suposta deportação de Luna Barroso:

Comparação entre fotos de Luna Barroso e de mulher que aparece em vídeo enganoso mostra que não são a mesma pessoa. — Foto: Reprodução

Qual o contexto da fake?

As publicações ganharam força nas redes sociais após os EUA suspenderem os vistos de oito ministros do STF. O governo americano alegou que Alexandre de Moraes "criou um complexo de perseguição e censura" contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Um dia depois, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou em "solidariedade e apoio" aos ministros atingidos pela decisão. Segundo ele, essa é "mais uma medida arbitrária e completamente sem fundamento do governo dos Estados Unidos".

A TV WEB NA SUA MÃO!

Comentários

Anúncio